|
Consumo de nozes diminui o risco cardíaco em diabéticos |
Uma
dieta livre enriquecida com nozes pode melhorar a vasodilatação
endotélio-dependente no diabetes melitus tipo 2, indicando uma
potencial redução no risco cardíaco global, segundo estudo publicado na
edição de dezembro da revista Diabetes Care. Pesquisadores da
Universidade de Yale, nos Estados Unidos, determinaram os efeitos do
consumo diário de nozes na função endotelial, marcadores
cardiovasculares e medidas antropométricas em 24 pacientes com diabetes
tipo 2. Os participantes foram divididos para receber uma dieta livre
enriquecida com 56 g de nozes por dia e uma dieta livre sem nozes por
oito semanas, alternadamente.
As análises mostraram que a
função endotelial melhorou significativamente após o consumo de nozes
(p=0,04). A dieta enriquecida com nozes elevou a glicemia de jejum,
reduziu o colesterol total e o LDL (colesterol "ruim"), embora essas
alterações não tenham sido significativas quando comparadas com uma
dieta livre sem nozes. Não houve alteração significativa nas medidas
antropométricas, na HbA1c (hemoglobina glicosada) e na sensibilidade
insulínica.
|